Na noite da última terça-feira (24), o América-RN anunciou o técnico Marquinhos Santos, como novo treinador do clube. Aos 44 anos, o professor chega ao Mecão para comandar a equipe em 2024, quando o clube disputará quatro competições.
Marquinhos Santos traz consigo a experiência de mais de uma década na função. Como treinador, esteve à frente de várias equipes, entre elas: Athletico Paranaense, Coritiba, Bahia, Fortaleza, Figueirense-SC, Ceará, América-MG, Juventude-RS, Chapecoense-SC, Paysandu-PA, Vila Nova-GO, dentre outras.
Entre os títulos do novo comandante americano, destaque para o conquistado à frente da Seleção Brasileira Sub-15. Em 2011, Marquinhos Santos levou o time da base brasileira a conquista do Sul-Americano Sub-15.
Os objetivos do América-RN para o novo treinador
Marquinhos Santos chega ao América-RN com metas claras e objetivas, entre elas: “a busca pelo Bicampeonato estadual, tri do Nordeste, campanha longeva na Copa do Brasil e acesso à Série C do Brasileirão.” O treinador desembarca em Natal nesta sexta-feira (27).
O novo treinador chega em um momento importante, com tempo para iniciar bem os trabalhos e orientar o processo de reformulação no elenco. Além disso, sua experiência com categorias de base pode ajudar o clube a aproveitar melhor os atletas da formação.
Vale lembrar que recentemente o clube conquistou o Campeonato Potiguar Sub-20 e representará o estado em importantes competições nacionais da categoria, como a Copa do Brasil Sub-20 e Copa do Nordeste Sub-20. Nesse sentido, saber acolher e oportunizar os atletas da base é fundamental a qualquer projeto esportivo, principalmente a médio e longo prazo.
Opinião: As oportunidades alvirrubras
De fato o rebaixamento do América-RN a Série D é um problema, não apenas pela queda nas receitas e diminuição da visibilidade, mas também pelo formato da competição. A quarta divisão do Campeonato Brasileiro tem um formato complexo e que permite pouquíssimos tropeços a um clube que almeja retornar a Série C.
Apesar disso, a situação vivida pelo América-RN também pode ser encarada como uma oportunidade de reformulação no elenco e reestruturação do clube. Pensando em um projeto a médio e longo prazo, o passo atrás dado pelo Mecão pode, se bem administrado, servir de trampolim para alcançar metas maiores. Para isso, três aspectos me parecem elementares: A manutenção da responsabilidade fiscal, a boa parceria com a Hype e o investimento nas categorias de base do clube.